Quarta, 20 Abril 2022 13:09

FRANCISCO DUMONT RECEBE CINE CLUBE SOCIAL COM OFICINAS E MOSTRA DE CINEMA GRATUITA

Abordar temas sociais e culturais por meio da produção audiovisual. É com esse objetivo que o projeto Cine Clube Social promove oficinas e atividades de formação ao longo da última década. Com a retomada dos trabalhos presenciais, o projeto vai realizar oficinas gratuitas de introdução ao audiovisual e mostras de filmes em dez cidades do interior mineiro. E a cidade escolhida para encerrar o projeto é Francisco Dumont, no dia 30 de abril.

Será realizada uma oficina de Introdução ao Audiovisual, que abordará aspectos que vão desde a pré-produção, realização de produtos audiovisuais e análise de trabalhos. A atividade ocorre de 14h às 18h, no Clubinho Comunitário (Rua Irmãs Moura, S/N). A oficina é gratuita, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no local da atividade.

Já a exibição de cinema será realizada em duas sessões, às 18h e às 20h. As sessões serão públicas e gratuitas, em frente à Prefeitura, na Praça da Matriz, 285 - Centro. Respeitando os protocolos de saúde pública vigentes em função da pandemia da Covid-19, haverá distribuição de álcool em gel e com distanciamento entre as cadeiras para o público presente. Serão exibidos os curtas: Moleque, O melhor som do mundo, As quatro estações e A retirada para um coração bruto.
O Cine Clube Social é uma ação do Coletivo Noite de Cinema, que realiza ações de audiovisual nas periferias da região metropolitana e estado de Minas Gerais. Ao longo dos últimos dez anos, foram mais de 30 mil expectadores em sessões e ações realizadas pelo Coletivo. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Vallourec e apoio da Prefeitura de Francisco Dumont.
Cine Clube Social em Francisco Dumont (30/04)
14h às 18h – Oficina Introdução ao Audiovisual
Local: Clubinho Comunitário (Rua Irmãs Moura, S/N) - Vagas Limitadas.
18h e 20h – Exibição Pública
Local: em frente à Prefeitura de Francisco Dumont (Praça da Matriz, 285, Centro)

Sinopses filmes
MOLEQUE – Ficção – 20m
Sinopse: Inspirado no Chaves, uma das séries de maior sucesso na TV do mundo, o curta-metragem conta a história de Moleque, um menino de rua de dez anos que vive atrás de comida. Um dia, ele conhece Soneca, um vendedor de churros mais velho que, ao ver o garoto andando descalço, resolve dar um par de botas de presente para ele. Mas, ao levar Moleque para a vila onde mora, Soneca passa maus bocados com as travessuras do menino. “Moleque” foi rodado em Minas Gerais, numa vila no Santa Efigênia.
O MELHOR SOM DO MUNDO – ficção - 13m
Sinopse: Vinicius não coleciona figurinhas, nem carrinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona os sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
AS QUATRO ESTAÇÕES – Documentário – 20m
Sinopse: Luiz Roberto tem 13 anos e vive com sua família na propriedade rural onde nasceu. Conectado ao mundo moderno, mas também à natureza que se renova a cada estação, ele se divide entre as brincadeiras, a escola e as tarefas no campo. Aliás, ele participa da lida porque gosta. Em um mundo cada vez mais tecnológico, o garoto nos ensina o equilíbrio das coisas essenciais.
A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO – Ficção – 15m
Sinopse: Ozório é um senhor que vive sozinho na zona rural de Cordisburgo, Minas Gerais. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto pela perda de sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.