Terça, 02 Agosto 2022 13:19

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA PARA CÃES E GATOS 2022 – COMUNIDADE DE CANA BRAVA E DISTRITO DE COVANCAS

A Prefeitura de Francisco Dumont, através da Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde Municipal, está realizando a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2022. A campanha é voltada para cães e gatos com mais de três meses de idade, que estejam gozando de plena saúde. Todos os cães e gatos saudáveis, que se enquadram na faixa etária estipulada, devem ser vacinados contra a raiva, respeitando sempre o prazo de validade da vacina, que é de um ano. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que afeta mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite com letalidade de aproximadamente 100%.

Esta campanha é uma questão de Saúde Pública, com o objetivo de proteger os animais de estimação da nossa cidade. Para evitar transtornos nas imediações dos pontos de vacinação, os animais devem ser devidamente conduzidos com guias e coleiras correspondentes aos seus portes. Os animais mais ferozes devem ser levados com focinheiras. Já os gatos devem ser transportados em caixas, gaiolas ou sacos visando coibir fugas e ataques de outros animais.